acervo       equipe       flickr       home       instagram       twitter       unicap

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Blogs e Gestão do Conhecimento



O Blog é uma ferramenta de grande potencial para dar suporte às empresas, principalmente no que tange a Gestão do Conhecimento. O site The Blogger.com define um Blog como sendo "um site geralmente composto por curtas postagens de atualização freqüente que são organizadas cronologicamente." O conteúdo e propósito dos blogs variam bastante - desde links e comentários sobre outros sites, até notícias sobre uma organização, pessoa ou idéia, até diários pessoais.

O uso dessa ferramenta na Gestão do Conhecimento recebe uma denominação particular de Knowledge Blog ou K-log, que é o uso de Weblogs por especialistas ou funcionários "para publicação de idéias, ponto de vista, links de fontes, importantes documentos e e-mail com anotações, e outros pensamentos para intranet, onde pode ser arquivada, procurada e navegada.

As características acima citadas tornam os Blogs poderosas ferramentas para a Gestão do Conhecimento, uma vez que possibilitam a colaboração, filtragem e síntese de informação, captura e disseminação de idéias, além de incentivarem os colaboradores a "contar histórias" (storytelling).

A construção de Blogs pode aumentar a colaboração tanto internamente, derrubando barreiras departamentais, quanto externamente, possibilitando a comunicação com os clientes, fornecedores e parceiros. A possibilidade do leitor entrar em contato com o escritor faz com que idéais sejam discutidas, dando um sentimento de comunidade em torno de um assunto, fortalecendo a possibilidade de surgimento de comunidades de prática.

A linguagem mais informal utilizada em Blogs possibilita a diminuição da comunicação fria, pois sensações são transmitidas com mais intensidade. Além disso, o emissor consegue transmitir ao receptor sua mensagem de forma compreensiva, uma vez que a linguagem é comum.

Por todos os motivos abordados, os Blogs demonstram-se uma ferramenta com grande potencial a ser enquadrada em projetos de implantação de Portais de Conhecimento por sua simplicidade de publicação e utilidade para seus leitores.

------------------------
Fragmentos de:
KATO, D.; CASSIMIRO, W. T. Uso de blogs na gestão do conhecimento. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2009.

6 comentários:

Lucas Soares disse...

Blogs são ótimos mesmo!
O bom é que nos sentido informacional e pessoal. É simples e pode servir para várias áreas.

Rodney disse...

Infelizmente a blogosfera está cheia de lixo, mas a coisa não é diferente nas estantes convencionais, o mercado editorial brasileiro também está complicado. Para mim os blogs temáticos são os melhores. Indico:

http://kuramoto.blog.br/

O Blog da Biblioteca da Católica disse...

Rodney, obrigada pela indicação, já adicionamos ao nosso blogroll.

Grande abraço. Volte sempre!

FGV Gestão Conhecimento disse...

Otimos comentarios, Pessoal aproveitem tambem para fazer comentarios no nosso blog de Gestão de conhecimento dos alunos da FGV de Gestão e Liderança de Pessoas: http://fgvgc.blogspot.com.

obrigado

Anderson.

O Blog da Biblioteca da Católica disse...

Pessoal da FGV, obrigada pela visita. Esperamos vocês também no twitter da Biblioteca: http://twitter.com/bcunicap

Um grande abraço.

Antonio Carrilho Farias disse...

Vi esta matéria hoje na fonte citada (Kato e Cassimiro) e devo reconhecer que vale a pena difundí-la ao máximo, pois, se a tivesse lido antes, certamente teria cortado caminho na criação do meu blog com foco em gestão, organização, comportamento gerencial e mundo do trabalho (sou um neófito). Parabéns!