acervo       equipe       flickr       home       instagram       twitter       unicap

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação


A Universidade Federal de Pernambuco, por iniciativa do Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologias na Educação (NEHTE/UFPE) e da Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia da Educacional (ABEHTE), promove discussão sobre linguagem, aprendizagem e tecnologia no 3º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação nos próximos dias 02 e 03 de dezembro de 2010.

O Simpósio acontecerá no Centro de Artes e Comunicação da UFPE e reunirá professores, pesquisadores e alunos do Brasil inteiro. São presenças confirmadas no evento Antônio Carlos Xavier (coordenador do NEHTE/UFPE), Luiz Fernando Gomes (UNISO) e presidente da ABEHTE), Alex Sandro Gomes (CIN/UFPE, criador da plataforma Amadeus para ensino a distância) e um dos maiores pensadores na área: Pierre Lévy.

Pierre Lévy, filósofo e pesquisador tunisiano, fará conferência de abertura, dia 02, às 17h na Concha Acústica do Centro de Convenções da UFPE, onde falará sobre inteligência coletiva, ciberespaço e seus efeitos no cotidiano e nas relações entre as pessoas. Lévy apresentará também resultados de sua pesquisa sobre IEM (Information Economy Metalanguage ou Metalinguagem da economia da informação), participando em seguida, de sessão de autógrafos.

Atualmente, Pierre Lévy leciona no departamento de comunicação da Universidade de Ottawa (Canadá), onde detém uma cadeira de pesquisa em Inteligência Coletiva; é membro da Sociedade Real do Canadá e já recebeu vários prêmios e distinções acadêmicas.

Este ano Pierre Lévy publicou no Brasil "O Futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária", em parceria com o professor e pesquisador André Lemos da UFBA. O livro é uma tradução modificada da edição Cyberdémocracie: essai de philosophie politique, publicada em 2002 na França pela editora Odile Jacob.

Serão dois dias com muitas atividades acerca do tema, distribuídas em conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação, minicursos e apresentações de trabalhos.

Nenhum comentário: