acervo       equipe       flickr       home       instagram       twitter       unicap

segunda-feira, 12 de março de 2012

Bibliotecário, o profissional da informação.

Datas comemorativas têm como um dos principais objetivos, lembrar algo importante. Pois bem, no dia 12 de março se comemora: o dia do Bibliotecário, o profissional da informação! Mas o que há de tão importante nessa data? Perguntariam alguns. O bibliotecário é responsável pelo acesso preciso às informações, e por conseguinte o “otimizador” de tempo, dinheiro e trabalho na busca da informação na atual sociedade.

Historicamente os bibliotecários vêm garantindo seu espaço. No antigo Egito seus ancestrais já organizavam as grandes descobertas da matemática, arquitetura, engenharia e os inúmeros manuais. Havia manual até para fazer oferendas ao rio Nilo na época de estiagem. Em Alexandria, os bibliotecários pertenciam a alta casta social. E pertencer aquela universo era um privilégio para poucos. Na Roma dos Césares esses profissionais com o seu característico poder de organização da informação ajudaram na expansão do império romano, coletando e organizando informações sobre as terras colonizadas.

Mas foi a partir da 2ª Guerra Mundial que os bibliotecários receberam o sinônimo de profissional da informação. Durante aquela guerra, as grandes potências mundiais envolvidas, desenvolveram tecnologia de espionagem e automação de dados para troca da informações que mudariam o mundo. Essas novas tecnologias eram os embriões do que hoje conhecemos como a ciência da computação e a própria internet.

A explosão de dados e informações vem crescendo em fatores exponenciais. Visto que, nunca se produziu tanta informação como atualmente. As facilidades de comunicação e de divulgação da informação na internet foi um dos fatores desse ápice informacional. Mas junto com o crescimento veio no bojo o caos informacional. Encontrar informações precisas é uma tarefa para profissionais capacitados.

No Brasil a formação do bibliotecário é generalista. E ao final do curso superior esses profissionais estão aptos para atuar em vários campos do saber onde há necessidade de organização dos fluxos informação. A área de atuação desses profissionais é mais presente em bibliotecas escolares e especializadas, passando pelas bibliotecas universitárias, empresas públicas e privadas e até consultorias. Então se deseja informação fale com um bibliotecário e não esqueça do dia 12 de março.

Texto de Pedro Manoel, Bibliotecário da Universidade Católica de Pernambuco e Mestrando em Ciência da Informação/UFPE.

Nenhum comentário: