acervo       equipe       flickr       home       instagram       twitter       unicap

terça-feira, 10 de abril de 2012

Livroteca Brincante do Pina

Era uma vez uma palafita que virou mar... um mar de livros.


Há pouco mais de 15 anos, enquanto trabalhava e brincava na maré do Pina, zona sul de Recife, José Ricardo Gomes Ferraz ou Kcal Gomes, como é conhecido hoje o nosso querido Poeta, encontrou o romance "A mão e a luva" de Machado de Assis. Levou consigo aquele livro achado à beira do rio e certamente não poderia imaginar a paixão que lhe tomaria a alma a partir da leitura daquelas páginas.

Machado de Assis foi o seu primeiro autor, "A mão e a luva", a chave literária que abriu o caminho e orientou Kcal na busca de novos rumos para si e para muitos outros de sua comunidade. Um livro após o outro Kcal não parou mais de ler e com o hábito de leitura nasceu o sonho de montar uma biblioteca comunitária nas palafitas do Bode, comunidade onde ele cresceu. Um livro aqui outro ali, adquirido por doação ou com recursos próprios, Kcal era a própria biblioteca itinerante por entre as palafitas ou nas jangadas sobre as águas do rio. Até que resolveu fazer na sua própria casa, uma palafita, a primeira livroteca comunitária "Os Guardiões".

De lá pra cá o tempo passou, o menino cresceu, a maré encheu e o sonho se multiplicou. Em 2010, Kcal foi até Roma prestigiar a primeira exibição do longa-metragem "A mão e a luva: a história de um traficante de livros" no 5º Festival Internacional de Cinema de Roma. O filme foi uma realização Lupin Film, com direção do cineasta italiano Roberto Orazi, ficando em 2º lugar na categoria Outro Cinema do festival.

A Livroteca Comunitária "Os Guardiões" recebeu em 2008 do Governo Federal o título de 1º Ponto de Leitura do país, isto deu projeção ao sonho e o trabalho de Kcal foi reconhecido nacionalmente pelo jornal carioca O Globo, ao receber o prêmio "Faz a Diferença", concedido à pessoas que tentam, de alguma maneira, fazer um Brasil melhor.

Em 2009 a Livroteca muda de nome, sai da palafita e ganha novo endereço. Ainda na Comunidade do Bode surge a
Livroteca Brincante do Pina, agora num espaço mais apropriado para seguir com a missão e acolher um número cada vez maior de novos leitores.

Desde então a Livroteca recebe cerca de 20 crianças por dia e empresta livros a toda comunidade do Bode. Ocasionalmente, Kcal ainda vai de porta em porta na comunidade levando e recebendo livros. Mas como não é só de leitura que se constrói o conhecimento, a Livroteca promove saraus, oficinas de música, desenho, teatro e poesia.

Atualmente a Livroteca Brincante do Pina está passando por uma reestruturação. Como o espaço era alugado, recentemente a Livroteca mudou de endereço na Comunidade do Bode. O Prof. Dr. Lourival Pereira Pinto, do Departamento de Ciência da Informação da UFPE com alguns estudantes de Biblioteconomia e Bibliotecários de Recife, aderiram à luta de Kcal e estão trabalhando para dar continuidade a realização do sonho de promover a leitura como estratégia de fuga numa comunidade marcada pelo ócio, miséria e marginalidade. Por aqui, traficar livros e amor por uma leitura que gere conhecimento, força e mudança é urgente.

"Cada livro é uma carta de alforria."
Kcal Gomes

-----------
Para ajudar com doações ou trabalho voluntário entre em contato:
Centro Comunitário de Integração Artística
Ponto de Leitura: Livroteca Brincante do Pina
Rua Oswaldo Machado, 232
Pina - Recife/PE.
CEP.: 51011-160

E-mails para contato:
livrotecab@gmail.com
kcalgomeslgpina@hotmail.com

Nenhum comentário: