acervo       equipe       flickr       home       instagram       twitter       unicap

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Exposição Xilogravuras: a Literatura de Cordel

A Exposição está aberta à visitação do público em geral, no hall da Biblioteca Central, de 25 a 31/08/2015, no horário regular de funcionamento da Biblioteca.


O Projeto de Literatura de Cordel, patrocinado pela Bolsa Cultural FASA/UNICAP, tem por objetivo, difundir o conhecimento acerca dessa literatura. Por esse motivo, resolvemos trazer um símbolo desse tema tão importante para a cultura nordestina, as Xilogravuras.

O que são Xilogravuras? Por que sempre que nos referimos a Literatura de Cordel, as xilogravuras apresentam-se como figuras importantes do cenário retratado?


A palavra xilogravura significa "gravura de madeira". Constituísse como uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução.  Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e revelar a imagem no papel ou outro suporte. É caracterizada como uma espécie de "carimbo".


A importância dessas gravuras foi dada, a partir do momento em que os cordelistas perceberam que algo estava incompleto, sem vida, na produção de seus cordéias. Por esse motivo, cada história foi representada, em suas capas, por meio das xilogravuras. Isso explica a relação entre uma união de duas artes que representam um importante legado do imaginário popular.*

------
* Texto extraído de cartaz de apresentação da Exposição.

Nenhum comentário: